O feminismo sobre o caso Laércio.
Aqui no blog nós temos um post favorável ao Laércio (participante do BBB que admitiu "pegar" meninas de 15 anos e embebedar menores de idade para ficar com elas) então decidi procurar material feminista numa rápida pesquisa sobre o ocorrido para aumentar as discussões e termos ampla visão de todo o caso.
Lembrando que não queremos impor nossas visões para xs leitorxs do blog, apenas tentamos mostrar os fatos por todas as perspectivas possíveis. Porque existem pessoas a favor ao participante Laércio e outras que realmente o enxergam como uma figura ruim. Estou somente expondo o ponto de vista das pessoas que são contra os atos dele.
Lembrando que não queremos impor nossas visões para xs leitorxs do blog, apenas tentamos mostrar os fatos por todas as perspectivas possíveis. Porque existem pessoas a favor ao participante Laércio e outras que realmente o enxergam como uma figura ruim. Estou somente expondo o ponto de vista das pessoas que são contra os atos dele.
Quanto mais mulheres tratadas como loucas, mais mulheres abusadas.
Fonte: Página do Facebook
Vocês já conversaram com crianças/adolescentes? Vocês se lembram do que é ter 14, 15, 16 anos? Porque se sim, é impossível que realmente acreditem que é normal uma menina dessa idade se relacionar com um homem de 30, 40, 50 anos. Eu trabalho com crianças, dou aula pra elas, e os assuntos que eu ouço giram em torno de colégio, o professor que deu uma prova difícil, a festinha de 15 anos do fim de semana passado que tava demais, a ansiedade pela prova da semana que vem, preocupação com vestibular, enfim, coisas que dizem respeito a realidade e ao universo deles. Agora me diz o que um senhor de 50 e tantos anos pode ter em comum com a realidade de alguém que ainda não pode nem dirigir? Nem comprar uma cerveja no bar? Alguém que ainda não sabe o que é amor, que talvez ainda não saiba o que é sexo, que ouve um cara dizendo que ela é uma menina mas parece uma mulher madura (MAS NÃO É UMA MULHER MADURA, É UMA MENINA, CRIANÇA).
Essa é a fase das descobertas, é a fase de fazer amigos pra uma vida inteira, de ter um primeiro amor (amor, não abuso), é onde a criança começa a entender sua sexualidade, seu lugar no mundo, na sociedade. Ela está só começando. Parem de tirar isso de nossas meninas. Parem de dizer que amadurecemos mais rápido. Parem de nos tornar mulheres maduras tão cedo para o prazer de vocês e depois nos descartarem quando chegamos aos 30. Não romantizem essa merda. Deixem nossas meninas em paz.
Fonte: Perfil no Facebook



Prints do próprio perfil do participante.

A efebofilia, por vezes referida como hebefilia [do grego "ephebos" - pessoa jovem pós-pubescente, ou "hebe" - juventude, + "philia" - amor ou amizade] é uma orientação ou preferência sexual na qual um adulto tem uma atração sexual primária por adolescentes pubescentes ou pós-pubescentes (geralmente entre 13 a 17 anos)[1] [2] [3]
O efebófilo pode ser de ambos os sexos. As atividades efebofílicas podem ser fantasiadas durante a masturbação ou ato sexual com parceiros adultos. A condição recíproca é o chamado adolescentismo parafílico, no qual uma pessoa adulta personifica um adolescente a fim de obter excitação sexual e orgasmo.
Fonte.


Post da Camila: "Ana Paula proferiu um discurso que muitas de nós já proferimos por aprovação masculina alguma vez na vida, em uma conversa na qual o assunto era cortesia e cavalheirismo, Ana Paula disse acreditar que o mundo deveria ser machista. Todos a criticaram e caíram em cima dela.Hoje de madrugada, depois de uma festa em que o Laércio ficou mais uma vez olhando fixamente pra ela e pra Munik, uma das participantes mais novas da casa, com 19 anos. Laércio tem 53.Laércio disse também pra Ana Paula que é poligâmico e tem muitas namoradas, e citou uma de 16 anos e outra de 17 anos.Ana Paula vem notando o assédio todos os dias. Até que ela o viu de cueca deitado na cama do lado da dela e teve medo. Pediu ajuda para todos os homens da casa, pra colocarem um edredom nele. Todos a chamaram de louca.Ana Paula gritou para os quatro ventos que a polícia deveria prender ele ali, porque ele é um pedófilo assumido. Todos riam dela.Ela queria pedir pra sair, até conseguirem acalmar ela.Em momento algum a emissora prestou assistência pra alguém que claramente precisava.Outra coisa assustadora: ela dorme no quarto amarelo. O PPV já percebeu, toda hora que mostram Adélia dormindo, a luz está acesa. Hoje, Ana Paula disse: 'Eles (a produção) não apagam a luz do meu quarto porque eles também tem medo'.As pessoas que a criticaram por "ser machista", estão agora dizendo que ela exagerou, tá fazendo cena, tá louca...Quem não surtaria?"
Fonte: Empodere Duas Mulheres
Um ótimo adendo a discussão são os posts do site Lugar de Mulher e Brasil Post (clique aqui e aqui para visitar as páginas respectivamente) que falam sobre a cultura das "novinhas" que nada mais é do que a objetificação e hiper-sexualização de meninas jovens por homens maduros e já "feitos". Vale lembrar também que nesses casos há uma culpabilização da vítima porque julga-se que meninas amadurecem antes dos homens e "já sabem o que estão fazendo".
Existe uma petição na internet (clique aqui para assinar) para a investigação dos atos do participante do programa.
